sábado, 13 de setembro de 2008

Alunos Estrelas do 2º Bimestre 2008, em nossa Escola:

EM BREVE ESTARÁ DISPONÍVEL A RELAÇÃO DAS ESTRELAS DO 2º BIMESTRE DE 2008! Estamos torcendo por você! Será que você é uma dessas estrelas?

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Pratique digitação on-line


Digitar rápido e de forma correta sempre é difícil. Para ganhar esta habilidade é necessário muito treino e dedicação
Fonte: blogue do Rafael Nink
Há diversos softwares no mercado para este fim, porém para escola adquiri-los geralmente é necessário dispor de dinheiro, mas com os sites abaixo você não paga nada.
http://keybr.com/
Muito prático e não precisa de cadastro, porém, há poucos níveis de digitação;
http://www.asdf.com.br/
Apresenta diversos níveis de dificuldades. O ponto negativo do site é a obrigação de fazer cadastro;
http://www.aulavaga.com.br/jogos/puzzle/typing-01/
Um jogo em flash para praticar a digitação

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

"Queremos integrar ensino médio com profissional", diz Fernando Haddad

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, evasão vai cair com mais vagas em curso técnico, porque o aluno passará a "ver sentido na permanência na escola".



Fonte: Jornal da Ciência / O Estado de São Paulo (08.09.2008)




Nos últimos meses, o ensino médio tem concentrado algumas das principais ações do Ministério da Educação. A principal proposta federal é aumentar a rede de ensino técnico. Os resultados, no entanto, ainda devem demorar um pouco a acontecer, como admite o próprio Ministro da Educação, Fernando Haddad.

"No ensino médio as taxas de repetência e os resultados nas avaliações não têm melhorado. Esse ainda é o nó mais difícil de desatar na educação brasileira? Sou o primeiro a dizer. Temos que melhorar as taxas de aprovação dos anos finais do ensino fundamental, o que aconteceu apenas agora entre 2005 e 2007. Eram estáveis desde 1998 e agora apresentaram uma melhora, especialmente na 8ª série. Os programas de apoio ao ensino médio são muito recentes, como livro didático, expansão do Bolsa Família para jovens de 15 a 17 anos, e as leis do transporte escolar e da merenda, que foram enviadas, mas até agora não foram votadas pela Câmara. São medidas estruturantes. Também temos três programas estruturais. O primeiro deles, a expansão da rede federal de ensino médio técnico. Segundo, o Brasil Profissionalizado, para reestruturar redes estaduais. Terceiro, a reforma do Sistema S, que vai permitir a ampliação das oportunidades de ensino profissional no País".


Mas pesquisa do próprio MEC mostrou que quase 50% dos jovens que largam a escola não o fazem por falta de merenda ou transporte, mas por desinteresse. Nenhuma dessas ações mexe com isso. A educação profissional mexe. Além das escolas federais, são centenas de milhares de vagas que serão criadas pelo Brasil Profissionalizado. Já há seis Estados que apresentaram projetos. Quase R$ 1 milhão para investimentos na reestruturação dessas escolas. Além da expansão da rede federal. O investimento na expansão das escolas técnicas federais já vem de algum tempo, mas ainda não teve impacto no ensino médio. O número de concluintes está parado desde 2000. Das 214 escolas, 52 já estão em funcionamento. Mas não é a rede federal que vai resolver o problema, ela em si. A idéia é que a rede federal, instalada em cada região, possa, por cooperação, auxiliar as escolas estaduais de ensino médio a reestruturar seus currículos. Metade dos alunos que se inscrevem no ProUni terminou o ensino médio há algum tempo. Só sentiu agora a necessidade de voltar a estudar. Boa parte dos alunos do ensino médio não tem essa perspectiva imediata de entrar no superior, só mais tarde, porque o ensino médio não está servindo como formação para o trabalho. Nossa visão sempre foi do ensino médio integrado. Oferecer o ensino profissional a partir de no máximo o segundo ano. É um grande equívoco esperar ele se formar em um ensino médio que está pouco estruturado e aguardar que aproveite uma oportunidade futura de se profissionalizar. Nossa tese sempre foi de, durante o ensino médio, oferecer o profissional. Aí a evasão cai, porque o estudante vê sentido na sua permanência na escola.

MEC vai investir na inclusão de alunos com deficiência

O Ministério da Educação (MEC) promoverá pregão eletrônico no dia 19 de setembro para aquisição de equipamentos destinados à montagem de 4,3 mil salas de recursos multifuncionais.

Fonte: MEC (11.09.2008)

As instalações serão utilizadas para a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, de acordo com informações do Ministério da Educação. Entre os aparelhos necessários para o atendimento especializado estão 4,3 mil microcomputadores completos e 5,6 mil portáteis (notebooks). A intenção é garantir que as escolas tenham condições de atender à nova política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Um dos pilares da nova política é a idéia de que o atendimento especializado não substitui o ensino regular. Os alunos com necessidades especiais devem receber atenção específica para minimizar suas dificuldades e, ao mesmo tempo, cursar o ensino regular. As salas serão montadas para viabilizar o atendimento especializado, que deve ser proporcionado, de acordo com especialistas, no turno oposto ao das aulas regulares.

"Todas as crianças têm direito à educação e, no caso dos deficientes, a garantia desse direito é o atendimento especializado", explica Rosângela Machado, coordenadora-geral da política pedagógica da educação especial do MEC.

Avanços

Até o fim deste mês, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deve assinar decreto que destinará mais recursos do Fundo da Educação Básica (Fundeb) a alunos com deficiência.
As escolas receberão duas vezes o valor do repasse de um aluno normal para cada deficiente matriculado. "Esse dinheiro deve ser utilizado para custear recursos que garantam a acessibilidade dos estudantes", afirmou Rosângela. Em março de 2007, o Brasil assinou a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O documento tem equivalência com a Constituição. Nenhuma Lei relacionada aos deficientes pode ir contra os preceitos estabelecidos pela convenção. Com a assinatura, o país se compromete a garantir a inclusão de estudantes deficientes em escolas regulares. Pela nova norma, o descumprimento de qualquer item que favoreça a inclusão das pessoas com deficiência é considerado discriminação.
O edital que estabelece as normas do pregão eletrônico está disponível no Portal de Compras do governo federal e na página eletrônica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Acesso à Internet para as escolas via satélite

Mais de 37 milhões de alunos de 56 mil escolas da rede pública do País terão acesso rápido e gratuito à internet no ambiente escolar até 2010

Fonte: Diário do Nordeste (11.09.2008)

Essa é a meta do Programa Banda Larga nas Escolas, lançado na última terça-feira pelo Governo Federal, com participação direta das operadoras de telefonia fixa e parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo é oferecer acesso à internet com velocidade até dez vezes superior à média registrada atualmente pelo usuário de internet no Brasil, beneficiando diretamente 86% dos estudantes da rede pública.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Sala do LEI, de Multimeios e Biblioteca: o aprendizado acontece aqui...






No LEI - Laboratório Educacional de Informática, na Sala de Multimeios e Biblioteca da nossa escola os espaços são bem iluminados, têm acomodações confortáveis e há monitores para auxiliar os alunos. O resultado disso é o uso freqüente e bons projetos em andamento. Em um mundo cada vez mais multimídia, bibliotecas e laboratórios deixam o papel de coadjuvantes para se tornarem protagonistas no processo de aprendizagem. A partir do 5º ano em nossa instituição os alunos não têm mais uma única classe onde assistem às aulas, deslocando-se eventualmente para atividades no LEI ou na Sala de Multimeios e Biblioteca. Aqui não há uma estrutura física sofisticada, nem um acervo amplo e os equipamentos de última geração são poucos, mas todos os nossos recursos são muito bem aproveitados pelos nossos educadores de forma a integrar projetos multidisciplinares. Nossos laboratórios fazem parte do cotidiano do aprendizado, a "produção" dos alunos é visível. Em vez de equipamentos reluzentes, guardados dentro dos armários, trabalhos e tarefas são exibidos em cartazes pendurados nas paredes e experiências estão em andamento. A nossa biblioteca mudou de perfil, antes um recinto onde imperava silêncio rigoroso, hoje pode receber uma turma animada, que lê poesia em voz alta. Mais do que um acervo para pesquisa, esse espaço tem sido uma fonte de prazer. As nossas prateleiras estão à altura dos nossos alunos. Mas, tudo isso só tem funcionado devido a atuação nos nossos professores lotados nestes ambientes, eles têm sido agentes fundamentais no desenvolvimento do gosto pela Internet, leitura e vídeos. Eles estão sempre antenados, identificando os interesses dos alunos e propondo atividades atraentes.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Hoje a nossa SUPER está por aqui...









Dois programas do Governo do Estado estão voltados para a educação. O primeiro é o Alfabetização na Idade Certa, direcionado aos alunos do ensino fundamental; e o segundo é o Primeiro Aprender, que trará um reforço no ensino médio. É preciso que nós educadores ressaltemos a importância da educação para o desenvolvimento do Estado e da nossa Região. Nos últimos anos o principal motor da elevação da classe média e da redução da pobreza em nosso país foi o emprego formal, e o crescimento foi maior, vê-se, onde há mais educação. Por isso, é fundamental se criar estratégias para capacitar a juventude cearense para que ela possa preparar-se para invadir o mercado de trabalho que a cada dia tem se apresentado mais competitivo e ousado. Isto já está sendo feito, o Governador Cid Gomes e a Secretária de Educação Isolda Cela, estão investindo pesado. Eles acreditam na nossa nossa gente. Eles acreditam nos educandos e educadores do nosso Estado. O momento agora é de avaliação. Ele quer saber o que mudou e o que ainda é preciso mudar para que as crianças, jovens e adolescentes do nosso Estado estejam mais preparados. E, por isso, hoje, mais uma vez, estamos recebendo a visita da nossa SUPERintendente da 19ª CREDE, Ivone Leal... Vocês já devem está todos curiosos imaginando a boa nova que ela veio nos trazer... Não quebrem muito a cabeça, já vou contar: ela veio aplicar as avaliações do PROGRAMA PRIMEIRO APRENDER... Ah! E não é só isso, aproveitamos a sua passagem para que ela pudesse conversar com alguns de nossos alunos e seus pais. A avaliação aconteceu nos turnos da tarde e da noite com os alunos do Ensino Médio.... Barbarizem!!! Não é só com alunos, participam também os membros do Núcleo Gestor, do Conselho Escolar e os educadores, grandes articuladores desse Projeto da SEDUC em nosso Estado.