quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Matérias Pedagógicas



I Congresso de Tecnologias na Educação - 27 a 31 de outubro de 2008

O 1ºCongresso de Tecnologias na Educação promovido pelo CTE/Comunicar será realizado totalmente on-line e de forma assíncrona como forma de divulgar os diferentes usos da tecnologia na escola.

Promovido pelo CTE/Comunicar, o objetivo do congresso é oferecer um espaço para que professores e pesquisadores de todos os níveis de ensino, usuários das tecnologias em sala de aula ou em pesquisas, possam apresentar seus trabalhos e trocar experiências, que se refletirão na prática pedagógica.

Os trabalhos aceitos para apresentação serão publicados nos Anais do Congresso, na Revista Tecnologias na Educação.

Comissão Científica e Comissão Organizadora

Comissão Científica

* Prof. Dr. Antônio Mendes Ribeiro - UFMG
* Profª. Drª Kátia Tavares - UFRJ
* Prof. Dr. Marco Antônio Rodrigues Vieira -UFV/UNIMONTES/FAPEMIG
* Prof. Dr. Marcos Emanuel Pereira - UFBA
* Prof. Dr. Simão Pedro Marinho – PUC-MG
* Profª. Drª Vera Menezes - UFMG
* Profª. Ms. Maria de Fátima Franco - Grupo Blogs Educativos/UFMG


Comissão Organizadora

* Profª. Ana Laura Gomes
* Profª. Denise Vilardo
* Profª. Fátima Franco
* Profª. Gládis Santos
* Profª. Jenny Horta
* Profª. Marli Fiorentino
* Profª. Miriam Salles
* Jornalista e Profª. Renata Aquino
* Profª. Síntian Schmidt


Fonte: http://cte.comunicar.pro.br/index.htm

Viúva de Paulo Freire escreve carta de repúdio à Revista Veja

Na edição de 20 de agosto a revista Veja publicou a reportagem O que estão ensinando a ele? De autoria de Monica Weinberg e Camila Pereira, ela foi baseada em pesquisa sobre qualidade do ensino no Brasil. Lá pelas tantas há o seguinte trecho:
"Muitos professores brasileiros se encantam com personagens que em classe mereceriam um tratamento mais crítico, como o guerrilheiro argentino Che Guevara, que na pesquisa aparece com 86% de citações positivas, 14% de neutras e zero, nenhum ponto negativo. Ou idolatram personagens arcanos sem contribuição efetiva à civilização ocidental, como o educador Paulo Freire, autor de um método de doutrinação esquerdista disfarçado de alfabetização. Entre os professores ouvidos na pesquisa, Freire goleia o físico teórico alemão Albert Einstein, talvez o maior gênio da história da humanidade. Paulo Freire 29 x 6 Einstein. Só isso já seria evidência suficiente de que se está diante de uma distorção gigantesca das prioridades educacionais dos senhores docentes, de uma deformação no espaço-tempo tão poderosa, que talvez ajude a explicar o fato de eles viverem no passado".
Curiosamente, entre os especialistas consultados está o filósofo Roberto Romano, professor da Unicamp. Ele é o autor de um artigo publicado na Folha, em 1990, cujo título é Ceausescu no Ibirapuera. Sem citar o Paulo Freire, ele fala do Paulo Freire. É uma tática de agredir sem assumir. Na época Paulo, era secretário de Educação da prefeita Luiza Erundina.
Diante disso a viúva de Paulo Freire, Nita, escreveu a seguinte carta de repúdio:
"Como educadora, historiadora, ex-professora da PUC e da Cátedra Paulo Freire e viúva do maior educador brasileiro PAULO FREIRE -- e um dos maiores de toda a história da humanidade --, quero registrar minha mais profunda indignação e repúdio ao tipo de jornalismo, que, a cada semana a revista VEJA oferece às pessoas ingênuas ou mal intencionadas de nosso país. Não a leio por princípio, mas ouço comentários sobre sua postura danosa através do jornalismo crítico. Não proclama sua opção em favor dos poderosos e endinheirados da direita, mas , camufladamente, age em nome do reacionarismo desta.
Esta vem sendo a constante desta revista desde longa data: enodoar pessoas as quais todos nós brasileiros deveríamos nos orgulhar. Paulo, que dedicou seus 75 anos de vida lutando por um Brasil melhor, mais bonito e mais justo, não é o único alvo deles. Nem esta é a primeira vez que o atacam. Quando da morte de meu marido, em 1997, o obituário da revista em questão não lamentou a sua morte, como fizeram todos os outros órgãos da imprensa escrita, falada e televisiva do mundo, apenas reproduziu parte de críticas anteriores a ele feitas.
A matéria publicada no n. 2074, de 20/08/08, conta, lamentavelmente com o apoio do filósofo Roberto Romano que escreve sobre ética, certamente em favor da ética do mercado, contra a ética da vida criada por Paulo. Esta não é, aliás, sua primeira investida sobre alguém que é conhecido no mundo por sua conduta ética verdadeiramente humanista.
Inadmissivelmente, a matéria é elaborada por duas mulheres, que, certamente para se sentirem e serem parceiras do "filósofo" e aceitas pelos neoliberais desvirtuam o papel do feminino na sociedade brasileira atual. Com linguagem grosseira, rasteira e irresponsável, elas se filiam à mesma linha de opção política do primeiro, falam em favor da ética do mercado, que tem como premissa miserabilizar os mais pobres e os mais fracos do mundo, embora para desgosto deles, estamos conseguindo, no Brasil, superar esse sonho macabro reacionário.
Superação realizada não só pela política federal de extinção da pobreza, mas , sobretudo pelo trabalho de meu marido – na qual esta política de distribuição da renda se baseou - que demonstrou ao mundo que todos e todas somos sujeitos da história e não apenas objeto dela. Nas 12 páginas, nas quais proliferam um civismo às avessas e a má apreensão da realidade, os participantes e as autoras da matéria dão continuidade às práticas autoritárias, fascistas, retrógradas da cata às bruxas dos anos 50 e da ótica de subversão encontrada em todo ato humanista no nefasto período da Ditadura Militar.
Para satisfazer parte da elite inescrupulosa e de uma classe média brasileira medíocre que tem a Veja como seu "Norte" e "Bíblia", esta matéria revela quase tão somente temerem as idéias de um homem humilde, que conheceu a fome dos nordestinos, e que na sua altivez e dignidade restaurou a esperança no Brasil. Apavorada com o que Paulo plantou, com sacrifício e inteligência, a Veja quer torná-lo insignificante e os e as que a fazem vendendo a sua força de trabalho, pensam que podem a qualquer custo, eliminar do espaço escolar o que há de mais importante na educação das crianças, jovens e adultos: o pensar e a formação da cidadania de todas as pessoas de nosso país, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, idade ou religião.
Querendo diminuí-lo e ofendê-lo, contraditoriamente a revista Veja nos dá o direito de concluir que os pais, alunos e educadores escutaram a voz de Paulo, a validando e praticando. Portanto, a sociedade brasileira está no caminho certo para a construção da autêntica democracia. Querendo diminuí-lo e ofendê-lo, contraditoriamente a revista Veja nos dá o direito de proclamar que Paulo Freire Vive!
São Paulo, 11 de setembro de 2008
Ana Maria Araújo Freire

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Todo dia com a Química


Site mostra o quanto a Química é importante em nossas vidas e como convivemos com ela no dia-a-dia.


A campanha mostra o quanto a Química é importante em nossas vidas e como convivemos com ela no dia-a-dia. Com a ajuda do personagem Quim, a Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) leva educação, conhecimento e diversão para você e sua família.


Quim é um garoto muito esperto e brincalhão. Junto com a sua turma, ele mostra como tem química em tudo, de uma maneira bem animada e descontraída.


"Todo dia com a Química" tem programas animados, filmes e o site, para que você se aproxime ainda mais da Química.


Conheça o site para saber mais sobre a Química e como ela contribui para um mundo melhor!Sobre a ABIQUIMA Abiquim representa indústrias químicas de diversos tamanhos e também outras empresas que trabalham de alguma maneira com Química.


A Abiquim acompanha de pertinho o setor químico, promovendo estudos sobre atividades e produtos. Ela ajuda as empresas associadas a continuar trabalhando da melhor forma para proporcionar qualidade de vida a sociedade, com respeito ao meio ambiente.


Com a ajuda do personagem Quim, a Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) leva educação, conhecimento e diversão para você e sua família.


Acesse os sites:




Fonte: www.tododiacomquimica.com e www.rafaelnink.com.br (21.09.2008)

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Sudoku na aulas de informática? Porque não?


Sudoku, é um quebra-cabeça de origem japonesa, baseado na colocação lógica de números, independente de ordem numérica crescente ou decrescente, desde que seja completado cada quadrante com os números de 1 a 9 sem que os mesmos se repitam nas linhas horizontais ou verticais.


O objetivo do exercício contínuo do Sudoku leva o aluno a buscar desafios cada vez mais complexos. Trabalha o desenvolvimento do raciocínio lógico, a concentração e a memória.


A organização mental também é outra habilidade desenvolvida a partir do quebra-cabeça numérico.


O Sudoku é encontrado em banca de revistas, podemos também jogar on-line.
Para jogar on-line, acesse:
(em "Selecione um Jogo" você escolhe o Nível de dificuldade e um número qualquer de 1 a 110, entre os puzzles disponíveis) ou então baixar o jogo no seu pc, ao entrar no link indicado basta clicar em "Faça o Download", roda em Windows 98, NT, 2000, Millenium, XP, 2003 e Vista. Se você for usuário do Linux está disponível também para outros sistemas operacionais.

Dicas de Ciência: Digestâo



Imagine que você e seus colegas têm um armário bem grande. Que não passa pela porta da sua sala de aula, nem pelas janelas e vocês têm que colocá-lo para dentro. O que você faria ?

Acertou se você pensou que poderia desmontar o armário, reunir as peças dentro da sala e montá-lo novamente. É mais ou menos isso que o nosso corpo faz na digestão, ele “desmonta” o alimento em substâncias menores e coloca dentro da células. E as células irão fazer outras substâncias com aquelas moléculas simples.
A digestão é a quebra de moléculas grandes do alimento em moléculas menores.


A digestão começa na boca :

Quando comemos um sanduíche, a quebra das moléculas do pão se inicia na boca. Na boca o alimento é triturado ( mastigação) e umidecido com a saliva. Na saliva existe uma enzima chamada de amilase, que quebra o amido ( um tipo de açúcar ) em maltose.
Depois o alimento passa pela faringe, que é um tubo que serve tanto para o aparelho digestório e respiratório. E segue para o esófago. O alimento é empurrado por esse tubo por um movimento chamado de peristálticos.


No final do esôfago, o alimento encontra o estômago. Neste órgão, o bolo alimentar continua a sua digestão. Agora, as protéinas são digeridas. No estômago , o alimento é misturado ao suco gástrico que é muito ácido por causa do ácido clorídrico. Duas enzimas, pepsina e renina agem. A pesina decompõe a proteína e a renina age nos bebês digerindo a protéina do leite. Após, os dois anos , mais ou menos, a criança pára de produzir essa enzima.


Depois, o alimento segue até o intestino delgado, onde o suco pâncreático ( produzido pelo Pâncreas ) age. No suco pâncreático encontramos as enzimas que acabam de digerir os carboidratos e as proteínas. Também ocorre a digestão dos lipídios ( gorduras).

A bile ( produzida pelo fígado) age diminuíndo as gorduras em pequenas gotinhas. E isso ajuda a digerir os lipídios. Por fim, o alimento vai para o intestino grosso onde os nutrientes são absorvidos para o sangue, junto com a água e os resíduos acabam virando as fezes.

Os nutrientes absorvidos para o sangue seguem e irão para cada célula do nosso corpo.

English Experts: aprenda inglês pela Internet

English Experts – o blogue que tem como objetivo ajudar estudantes que queiram usar a internet para aprender Inglês trazendo dicas diárias. English made by learners for learners! Podendo ser utilizado por professores como complemento às aulas de Inglês
Um delicioso blogue produzido pelo Alessandro Brandão. Está cheio de dicas e curiosidades que ajudam bastante os interessados em aprender a língua inglesa e também é um ótimo recurso para professores.
Leiam a proposta do blogue:
"Muitos leitores do blog me perguntam há quanto tempo eu estudo esse idioma, essa é uma pergunta muito difícil, depende do ponto de vista. Eu poderia responder que eu nunca estudei inglês, pelo menos da maneira formal (em escola de idiomas). Por outro lado a resposta poderia ser: desde criança eu estudo Inglês. Na verdade eu estudei 1 mês em uma escola de idiomas, mas acabei desistindo por não ter me adaptado à metodologia. Adianto que não sou professor de Inglês, minha área é Informática e Administração. Sou apenas um estudante! Esse blog surgiu em outubro de 2006. No início a minha intenção era manter um repositório on-line com os links dos sites interessantes sobre Inglês, cursos gratuitos na Internet e escrever alguma coisa para treinar um pouco o Inglês escrito (written English). Porém o número de visitantes aumentou rapidamente e eu me dei conta de que eu não poderia mais escrever qualquer coisa. Como disse a minha amiga Nilza (hoje colaboradora do blog): “O que era hobby acabou ficando sério”.
E foi assim que tudo começou! O resto está no blog, é só navegar pelos textos.
Sugestões e críticas são muito bem vindas! Estou disponivel para ajudar no que for possível. O meu contato é:

Eu espero que você se divirta e aprenda muito neste blog. Ao ler um post deixe nos comentários as suas impressões e observações para os próximos leitores. Dessa forma você também estará colaborando com o aprendizado de outras pessoas."
Outros recursos didáticos para aulas de Inglês:
O Pod aprender inglês é um espaço criado para o aprendizado da língua inglesa.
Sumário do podaprenderingles:
Aprenda inglês se divertindo com as nossas brincadeiras. Ria muito mas, sobretudo, aprenda o maldito do inglês…
Acessem:
http://podaprenderingles.podomatic.com

Ensino de física online

O portal E-Física é produzido pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada da USP. Trata-se de um portal voltada totalmente para o ensino de física.

Nele você vai encontrar diversos recursos: avaliação online, material de apoio, material didático e notícias científicas

Os conteúdos estão organizados em 6 níveis de complexidade diferente podendo ser utilizado tanto do ensino funtamental como no ensino superior.

Estrutura do site traz: Comunidades de Aprendizagem, Vídeo Conferência, Material Didático, Notícias Científicas, Avaliação On-Line, Material de Apoio, Material de Divulgação, etc.
Tópicos Aboraddos: Mecânica, Ótica, Eletricidade e Magnetismo, Oscilações e Ondas, Mecânica Quântica, Física Moderna.


Acessem: http://efisica.if.usp.br/

Mas o que é a escola

A escola não é ilha isolada no oceano social. Não é lugar para guardar crianças, ou reformá-las, embora possa ajudar, orientar e até alimentar. A escola não é paraíso na terra. Nem o inferno entre nós. Nem o purgatório. A escola não está aí por acaso.
(*)Gabriel Perissé
Dizia-me uma professora nordestina, com muita experiência de vida e muito conhecimento da realidade: “A escola salvará a sociedade se a sociedade salvar a escola”.
Os professores, na escola, não são mágicos, não são heróis (embora heroísmo não falte a muitos deles), não são gênios (muito menos da lâmpada...), não são mercenários, não são santos, não são famosos, não são poucos, não são suficientes, não são muitos, não são o que pensamos que são.
Os professores são pessoas cuja profissão é ajudar na humanização de outras pessoas, os alunos. E que, por isso, devem ser tratados não como funcionários apenas, ou técnicos, ou “aplicadores” de conteúdos apostilados. Devem ser compreendidos e tratados como seres humanos livres, críticos e criativos. Como profissionais que ocupam um lugar único na vida social, profissionais de quem muito se espera.
Cabe aos professores avaliarem os alunos. Avaliação não é punição. Não é acusação. Não é vingança. Não é fatalismo. Não é perseguição. Não é condescendência, tampouco. Tampouco é um fechar os olhos para lacunas e preguiças.Cabe aos pais acompanharem os filhos. Conversar com os filhos sobre a escola. Conversar com a escola sobre os filhos. Conversarem pai e mãe entre si sobre a escola que os filhos freqüentam. Seja escola pública ou privada.
Cabe aos alunos entenderem a escola. Cuidarem dela. Defendê-la. A escola não é apenas um espaço físico. A escola não é ponto de tráfico de drogas.A escola não é a sede do tédio. A escola não é escola de samba. Não é apenas lugar de encontro. Mas o que é a escola mesmo?A escola não é uma idéia vaga. Não é um lugar onde haja ou não vagas. A escola não é vagão de trem onde entramos e do qual saímos quando chega a próxima estação.
A escola não é a sua quadra de esportes (abandonada ou ampliada), não é um conjunto de salas de aula (sufocantes ou arejadas), não são suas paredes (sujas ou limpas), janelas (abertas ou fechadas), portas (com cadeados ou não), armários (vazios ou cheios), escadas (perigosas ou seguras), computadores (novos ou obsoletos), bibliotecas (reais ou fictícias).A escola não é o que vemos.
A escola não é arquivo morto. A escola não é cabide de empregos. Não é moeda de troca política. Não é campo de batalha. Não é um curso de idiomas. Não é empresa competitiva. A escola não é clube, não é feira, não é igreja, não é partido.Mas então o que é a escola? E sabe a escola nos dizer o que ela é, a que veio, para que existe? Alguém sabe?
A escola é um problema insolúvel.
A escola é uma probabilidade.
A escola é uma experiência.
A escola é uma esperança.

(*) Gabriel Perissé é autor dos livros Literatura & Educação e Os sete pecados capitais e as virtudes da educação. Professor do Mestrado em Educação da Uninove (SP).


Fonte: Revista Profissão Mestre

Behaviorismo, Lingüística e Dislexia

Os modelos behavioristas de intervenções em crianças disléxicas, disgráficas e disortográficas teriam uma base em teoria e método em duas abordagens
Vicente Martins (*)
A (1) psicológica, cuja intervenção psicopedagógica procura examinar do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais, com ênfase nos fatos objetivos (estímulos e reações), sem fazer recurso à introspecção e a (2) lingüística, cuja intervenção psicopedagógica é apoiada na psicologia behaviorista e proposta inicialmente por L. Bloomfield (1887-1949) e depois por B.F. Skinner (1904-), que busca explicar os fenômenos de erros da comunicação lingüística e da significação na língua em termos de estímulos observáveis e respostas produzidas pelos falantes em situações específicas de uso da linguagem escrita.
Esta visão tem caráter empirista, isto é, os profissionais trabalham na perspectiva filosófica de aliar suas atividades, no programa de treinamento, à doutrina segundo a qual todo conhecimento provém unicamente da experiência, limitando-se ao que pode ser captado do mundo externo, pelos sentidos, ou do mundo subjetivo, pela introspecção, sendo geralmente descartadas as verdades reveladas e transcendentes do misticismo, ou apriorísticas e inatas do racionalismo. É, na verdade, o empirismo uma atitude de quem se atém a conhecimentos práticos. No campo da psicopedagogia, especialmente clínica, a abordagem empirista ocorre quando a intervenção se orienta pela experiência, com desprezo por qualquer metodologia científica.
Os modelos inatistas de intervenções em crianças disléxicas, disgráficas e disortográficas teriam uma base a concepção de inato e inatismo. Aqui, as atividades ou programas de treinamento reconheceriam que os disléxicos não são uma tabula rasa, isto é, teriam condições de dar respostas compensatórias, com seu esforço próprio, de suas dificuldades na linguagem escrita.
Os modelos inatistas de intervenção se afirmam na idéia de um caráter inato das idéias no homem, sustentando que independem daquilo que ele experimentou e percebeu após o seu nascimento . Os modelos de intervenção se apóiam na lingüística gerativa, hipótese segundo a qual a estrutura da linguagem estaria inscrita no código genético da natureza humana e seria ativada pelo meio após o nascimento do homem.
Numa perspectiva psicolingüística, os modelos de intervenção fazem à teoria de que a criança nasce com uma predisposição biológica para aprender uma língua.Segundo a hipótese do inatismo, o rápido e complexo desenvolvimento da competência gramatical da criança só pode ser explicado pela hipótese de que ela nasceu com uma conhecimento inato de pelo menos alguns dos princípios estruturais universais da linguagem humana. O inatismo se baseia na doutrina que privilegia a razão como meio de conhecimento e explicação da realidade.O racionalismo é o conjunto de teorias filosóficas (eleatismo, platonismo, cartesianismo etc.) fundamentadas na suposição de que a investigação da verdade, conduzida pelo pensamento puro, ultrapassa em grande medida os dados imediatos oferecidos pelos sentidos e pela experiência.
Exemplo de modelos behavioristas bem sucedidos durante a intervenção dislexiológica podemos extrair entre as sugesões presentes no livro Dislexia: manual de leitura corretiva (Artes Médicas, 1989), de Mabel Condemarín e Marlys Blomquist.
Os profissionais devem ter, preferencialmente, um olha r racionalista sobre as atividades abaixo, apostando que os disléxicos têm competência para responderem, com seus esforços, às propostas de atividades do programa de treinamento.Segundo Mabel Condemarín e Marlys Blomquist, os elementos fonéticos nos quais os disléxicos tendem a apresentar maior número de problemas referem-se à discriminação de vogais, de letras de grafia similar e de letras de sons próximos.
Com base nas autoras, vamos propor a seguir exercícios para discriminar vogais. A lista de palavras que expomos pode ser utilizada pelo reeducador para grafar as vogais orais iniciais e para ampliar os exemplos de outros exercícios. Os timbres das vogais indicadas para leitura poderão ser abertos (´) ou fechados (^), conforme a variação regional. Uma observação importante é que elegemos palavras cognatas, isto é, palavras que vêm de uma mesma raiz que outra(s).
Uma vez que os disléxicos apresentam déficit de memória de trabalho as palavras cognatas favorecem a memorização dos itens lexicais. Também os itens lexicais são organizados na forma alfabética exatamente para facilitar a memorização dos mesmos, recursos disponível em programa de word (em tabela, classificar as palavras).Batizamos aqui esta atividade de atividade de discriminação dos elementos fonéticos das palavras, uma vez que trabalhamos duas habilidades: a consciência fonológica e a memória de trabalho. Podendo, assim, ser aplicada tanto para exercício de leitura em voz (decodificação leitora) como treinamento ortográfico (codificação escritora).
Lista de palavras para serem lidas em voz e levaram os educandos a terem a percepção do sistema vocálico da língua portuguesa: anedota, eletricista, Imortalizar, Ouvidor, Último, Amoroso, Eletricidade, Imortalidade, Ouvido, Úmido, Amor, Eletivo, Imortal, Ouvinte, Universal, Ameixeira, Elenco, Imobilizar, Ouvir, Universalismo, Amável, Elementar, Imobiliária, Ovelha, Universalista, Ameixa, Elemento, Imobilismo, Overdose, Universalizar, Arrastão, Eletrocutar, Imigração, Ovo, Universidade, Anedotário, Elétrico, Imitação, Oxigenar, Universitário, Arrastar, Eletrocussão, Imigrante, Oxigênio, Universo, arrastamento, Eletrizante, Imitar, Oxítono, Urna.
No campo da expressão oral, em geral, os disléxicos, disgráficos e disortográficos tendem a confundir auditivamente aqueles fonemas, representados em letras ou grupos de letras (dígrafos), que possuem um ponto de articulação comum. Três conceitos são fundamentais para esta tarefa:
(1) Letra, entendida como cada um dos sinais gráficos que representam, na transcrição de uma língua, um fonema ou grupo de fonemas;
(2) dígrafo, definido como grupo de duas letras us. para representar um único fonema; digrama, monotongo [No português são dígrafos: ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc;incluem-se tb. am, an, em, en, im, in, on, om, um, un (querepresentam vogais nasais), gu e qu antes de e de , e tb. ha, he, hi, ho, hu e, em palavras estrangeiras, th, ph, nn, dd, ck, oo etc.]; e
(3) Grafema, definido como unidade de um sistema de escrita que, na escrita alfabética, corresponde às letras (e tb. a outros sinais distintivos, como o hífen, o til, sinais de pontuação, os números etc.), e, na escrita ideográfica, corresponde aos ideogramas.
As letras com sons acusticamente próximos que são mais susceptíveis de ser confundisos são as seguintes: b-p; x-j; d-t; c-j; em menor grau confunde-se m-p-b. As listas de palavras figurativas que apresentamos a seguir podem ser empregadas para ilustrar exercícios.
Lista de signos alfabéticos: d,b, p,t, v,f,c, g,m
Lista de palavras: Dado, Bata, Pau, Taco, Vela, Farol,Cara, Gato, Mapa, Dedo,Bote, Puma,Táxi, Vaso, Foca, Casa, Gola, Macaco, Dois, Boca, Pipa, Touro, Vaca, Fila, Copa, Gota, Mesa, Disco, Baú, Peru, Tubo, Vale, FolhaCalha, Galo, Marco, Ducha, Bala, Parede, teto, Vila, Fogo, Carta, Gordo, Muleta.
As crianças com dislexia, disgrafia e disortografia, geralmente, apresentam dificuldades para o reconhecimento rápido da sílaba com ditongo. Por ditongo, o reeducador deve entender, foneticamente, emissão de dois fonemas vocálicos (vogal e semivogal ou vice-versa) numa mesma sílaba, caracterizada pela vogal, que nela representa o pico de sonoridade, enquanto a semivogal é enfraquecida.
Além do ditongo intraverbal - no interior da palavra, como pai, muito -, ocorre em português tb. o ditongo interverbal, entre duas palavras, como p.ex.: Ana e Maria, que exerce papel importante na versificação portuguesa.
Dentro da tradição do ensino gramatical do português, existem dois tipos de ditongo:
(1) ditongo crescente, o que tem a semivogal como primeiro som (p.ex., quadro); e
(2) ditongo decrescente, aquele que tem a semivogal como segundo som (p.ex., mau).A lista de palavras com ditongos que apresentamos abaixo pode ser utilizada em diferentes exercícios: leitura em voz alta e treinamento ortográfico.
Lista dos ditongos: ÃE,ÃO,ÕI,OU,EI,EA,IO,IA,ÕE
Lista de palavras a serem trabalhadas em voz alta: Mãe, Pão, Dói,Dou,Hem, Área, Lírio, Várias, Põe, Pães, Mãos, Herói, Louco,Vivem, Áurea, Curioso, Sábia, Limões, capitães, Falam, Constrói, Estoura, Têm, Orquídea, ópio, Constância, Ações.
(*) Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará
Fonte: Nota 10 (19/10/2008)

Todo dia é dia da árvore

O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.

Fonte: http://www.jornalpontofinal.com.br/529/dia-21-de-setembro--dia-da-arvore (21.09.2008)

Nos EUA, é comemorado no dia 22 de setembro junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca/EUA, que incentivou o plantio de árvores naquele estado. No Brasil é comemorado no dia 21 de setembro, pois os índios brasileiros cultuavam as árvores no início da primavera, quando se preparava o solo para cultivo e na época de chuvas.A massa principal da vegetação terrestre é constituída por árvores, agrupadas em sua maioria em florestas. Toda e qualquer planta viva, lenhosa e ramificada que ultrapasse os sete metros de altura pode ser considerada uma árvore. Sendo menor é um arbusto ou, caso se ramifique desde a base, um subarbusto. As maiores árvores chegam a 165 metros de altura (eucaliptos da Austrália). Já o diâmetro da base do tronco mede até 13 metros entre as sequóias da Califórnia, cuja longevidade ultrapassa os 2.000 anos.

Importância e qualidade

Os benefícios que a árvore nos traz são inúmeros e variados. Sua importância é o de estar associada à vida, ao ar que respiramos. E daí a necessidade de mantermos o equilíbrio das florestas, preservando as matas nativas e mantendo protegidos os mananciais, onde fauna e flora encontram ambientes diferenciados. A qualidade da sua existência tem a ver com os materiais que nos fornecem, como a madeira para as construções e mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, além de óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores, entre outros.Sua contribuição para o planeta em geral não tem preço. Já que obtemos, através dela, a proteção dos solos, rios, nascentes, a preservação da vida silvestre e a manutenção de um bom nível de vida (ar, água) do ambiente em que vivemos.De qualquer forma, mais importante do que saber a importância de uma árvore é saber a importância de nos comprometermos, cada vez mais, com a manutenção de ao menos uma espécie, plantando e cuidando para que se desenvolva.Como salvar as florestas?Como a metade das árvores que são cortadas no planeta são destinadas à fabricação de papel, usar menos papel é uma ótima maneira de ajudar a salvar as florestas.

Adote estas ações:

  • Escreva nos dois lados de cada folha de papel e tente usar papel de rascunho ou metades de folha quando possível;
  • Recicle todo papel quando você terminar de usá-lo;
  • Coloque um guardanapo de tecido em sua mochila, bolsa ou lancheira e use-o ao invés de guardanapos de papel;
  • Em casa, use sempre guardanapos, lenços e panos de pratos de tecido ao invés de papel;
  • Quando comprar papel em uma loja, tente comprar papel reciclado com 100% pós-consumo, ou seja, depois dele ter sido usado por alguém. O que significa que ele foi feito com papel que já foi usado e colocado numa cesta de lixo para ser reciclado. Melhor ainda, compre 100% papel "tree-free" (isento de árvores). Isso significa que nenhuma árvore precisou ser derrubada para fazer esse papel;
  • Peça aos seus pais para não comprarem nenhuma madeira que venha de árvores em perigo de extinção;

Cada cidadão tem o dever de proteger o verde em seu bairro.

Por isso, fique de olho:

Nenhuma árvore, da área pública ou privada, pode ser abatida sem autorização da Prefeitura. Essa autorização só é concedida se a árvore estiver doente ou for um obstáculo à abertura de avenidas e ruas. Os moradores têm o direito de se oporem à derrubada desde que justifiquem os seus motivos; as árvores localizadas às margens de rios, córregos, nascentes, represas, topos de morros, montanhas, serras e áreas em declive são de preservação permanente.

Ajude a preservá-las! Você pode reivindicar mais áreas verdes no seu bairro. Esse é um direito seu; também é permitido plantar árvores defronte de sua casa e nos canteiros de avenidas e ruas; aumente seu conhecimento: fale com pessoas que entendam de jardinagem e saiba como cuidar das plantas; divulgue informações sobre preservação do verde no jornal da escola, no mural, em impressos e também no jornal do seu bairro.

Presidente quer atitudes "mais ousadas" para reduzir desigualdade no Norte e Nordeste

Luana LourençoDa Agência BrasilEm Brasília 22/09/2008

Ao comentar os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios (Pnad), divulgada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje (22) que vai convocar os governadores das Regiões Norte e Nordeste para acelerar a redução da desigualdade em relação ao restante do país."Eu quero chamar os governadores do Norte e do Nordeste para que a gente tome algumas atitudes mais, eu diria, ousadas com relação ao Norte e Nordeste brasileiros".Em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente, Lula argumentou que a desigualdade entre as regiões do país é histórica e secular e que nos últimos anos essa diferença tem sido reduzida. "A renda do trabalhador tem crescido lá acima da média", citou.O presidente listou a necessidade de melhorias nos índices de coleta de esgoto e de lixo e o combate ao analfabetismo como algumas das prioridades das duas regiões."Precisa ter políticas especiais porque também na questão da educação e do analfabetismo há uma discrepância muito grande entre o Sul/Sudeste e o Norte/Nordeste brasileiros, numa demonstração de que precisamos fazer mais esforço ainda para alavancar essas regiões para que o Brasil se torne mais justo e menos desigual."Segundo Lula, o objetivo da reunião com gestores dos estados da região é subsidiar "decisões dentro do governo para melhorar mais rapidamente a situação dos brasileiros que morem em regiões mais empobrecidas".

domingo, 21 de setembro de 2008

A Atmosfera e a influência da latitude, altitude e albedo

A Atmosfera e a influência da latitude, altitude e albedo

Conceitos para ensino fundamental

Prof.Sandro Leonel

A Atmosfera:É a camada de gases que envolve a terra.Dela faz parte o ar que respiramos e sem o qual não viveríamos.Além de partículas de poeira e vapor de água,essa camada contém os seguintes gases:nitrogênio (78% do total),oxigênio (21%) e gás carbônico.Com pouco mais de 800 km de altitude,a atmosfera é formada por várias camadas sendo as mais importantes; a troposfera,a estratosfera e a ionosfera.

Troposfera:Atinge cerca de 12 a 18 km de altitude acima da superfície terrestre.É a mais importante.porque todos os fenômenos meteorológicos que interferem no ambiente terrestre- chuvas,umidade,ventos,nuvens -ocorrem nessa camada.É aí também que se encontra mais de 80% dos gases da atmosfera.Nessa camada circula;aviões,helicópteros e balões meteorológicos.

Estratosfera: Essa camada fica acima da troposfera.Com altitudes que vão de 12 a 18 até 60 ou 80 km acima da superfície terrestre,ela contém a camada de ozônio,que filtra os raios ultravioleta emitidos pelo Sol.Se estes raios atingissem a terra não existiria vida na terra,pois eles são mortíferos.Daí a importância da camada de ozônio.

Ionosfera:Essa camada estende-se mais ou menos de 80 a 320 km de altitude.É importante,por que reflete muitas ondas radiofônicas e devolve-as para a superfície,garantindo assim a transmissão de rádio entre áreas muito distantes.Acima dela encontra-se os satélites de telecomunicação.

O clima estuda um dos quatro domínios globais: atmosfera, hidrosfera, litosfera e a biosfera. Os processos atmosféricos influenciam e são influenciados pelos outros processos naturais e por atividades humanas.Para definir clima é necessário apresentar o tempo atmosférico, que pode ser definido como as condições de temperatura, umidade, pressão, estabilidade (sem nuvens) ou instabilidade (nublado ou com chuva) em um determinado lugar em certo dia. É como se tirássemos uma foto de uma pessoa, ela mostra a pessoa somente naquele instante.O clima pode ser definido como a sucessão habitual de tempos atmosféricos ou a síntese do tempo atmosférico num dado lugar, durante um período de aproximadamente 30 a 35 anos. Podemos dizer que, provavelmente, no próximo verão, na maior parte do Brasil, estará mais quente e mais chuvoso (em áreas de clima tropical continental) ou menos chuvoso (como no litoral do Nordeste), pois isto ocorreu durante os últimos 30 a 35 anos no mínimo.Quando estudamos o clima estamos preocupados em determinar as regularidades de temperatura, pressão e umidade (elementos climáticos), bem como os fenômenos irregulares, como o El Niño, por exemplo.O clima é influenciado/determinado pelos fatores climáticos, entre os quais se destacam:
1) Latitude
Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.Os raios solares sobre a Terra atingem a superfície de forma desigual. Por exemplo, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, o Sol atinge a superfície de forma perpendicular ou pouco inclinado, isto é, ao meio dia no hemisfério sul o Sol está exatamente sobre as nossas cabeças (no verão) ou um pouco inclinado para o norte (no inverno). Quem está muito próximo dos pólos, no verão, enxerga o Sol 24 horas por dia, mas ele está sempre inclinado e, mesmo ao meio dia, parece o Sol do início da manhã. No inverno não se vê o Sol.
2) Altitude
Quanto maior a altitude, mais frio será e quanto menor a altitude, mais quente. Isto ocorre, entre outros motivos, porque os raios solares chegam com certo comprimento de onda e ao refletirem de volta para o espaço mudam este comprimento. Além disso, nas baixas altitudes o ar é mais concentrado (maior densidade) e por isso tem maior capacidade de acumular calor, enquanto nas altas altitudes o ar é mais rarefeito e possui menor capacidade de armazenar calor. A altitude é tão importante para a determinação da temperatura que mesmo em áreas de baixa latitude podemos encontrar montanhas com neve eterna.
3) Albedo
O albedo é definido como o índice de reflexão dos raios solares. Quanto maior a reflexão, menor será o calor acumulado. Ao atingirem a superfície, os raios solares encontram diferentes materiais como o gelo ou o asfalto, o gelo é muito claro e por isso reflete a maior parte da energia solar (albedo de 50 a 70% e absorve 50 a 30%), a cidade é muito mais escura e reflete apenas de 14 a 18% (absorve 86 a 82% da energia solar). Consequentemente a cidade é muito mais quente que as superfícies brancas. Por sua vez, as florestas refletem de 3 a 10% e a água reflete de 2 a 4%.

Pacote dos EUA ajuda plano de Lula para pré-sal

KENNEDY ALENCARcolunista da Folha Online 21/09/2008

Uma das maiores intervenções estatais da história do capitalismo é vista pelo governo Lula como uma boa notícia. Até aí uma obviedade. Claro que amenizar a crise econômica mundial é bom para o Brasil, um país que ainda depende muito das exportações, apesar do vigoroso crescimento do mercado interno desde o lançamento do Plano Real em 1994.
O governo Lula acha essa intervenção positiva porque acredita que ela reforçará seus argumentos para mudar a Lei do Petróleo no Brasil.
O argumento do Palácio do Planalto é o seguinte: se até no país mais capitalista do mundo é preciso que o Estado intervenha para salvar o mercado, faz sentido o Brasil mudar as regras para explorar a grande descoberta de petróleo na camada pré-sal.
Lula quer criar uma nova estatal para administrar as reservas do pré-sal que ainda não foram leiloadas. Tem simpatia pelo modelo de divisão de partilha de produção. E pretende abrir nova rodada de uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para capitalizar a Petrobras.
Com o novo modelo, Lula deseja aumentar a arrecadação do governo federal na indústria do petróleo para usar o grosso dos recursos em investimentos na área de educação e no combate à miséria.
A oposição acusa Lula de fazer uso político do petróleo do pré-sal, mas o presidente acha que vai ganhar essa batalha. Ele tem se movimentado de forma eficiente ao tentar impor sua agenda aos oposicionistas.