segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Professora Elisângela Ferreira Floro do 1º ano "B" ganha Prêmio Destaque por alfabetizar mais de 90% dos seus alunos


A professora Elisângela Ferreira Floro do 1º ano "B" do Ensino Fundamental menor, do turno da manhã, ganhou da Secretaria de Educação do Município de Juazeiro do Norte o Prêmio Destaque por alfabetizar mais de 90% dos seus alunos. Ela recebeu como prêmio o 14º Salário.

Parabéns, Elisa!

Candidatos já podem conferir gabarito do Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Estão liberados para consulta pela internet os gabaritos oficiais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2008. As provas foram aplicadas no sábado, dia 13, e no domingo, 14.

A divulgação dos gabaritos ocorreu apenas nesta quinta-feira, 18, porque foram realizadas provas em presídios da região Sul após a data oficial do exame. “Como o Encceja não é um exame classificatório, nenhum participante será prejudicado pelo fato de terem sido aplicadas provas após a data prevista”, explicou o diretor de avaliação da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Heliton Tavares Ribeiro.

Os participantes do exame devem ficar atentos às médias de desempenho. O Encceja é estruturado com base na teoria de resposta ao item (TRI). Ou seja, as notas não seguem o padrão tradicional, no qual o número de acertos corresponde à nota final. Por meio da metodologia adotada pelo Encceja, os resultados são estruturados numa escala de proeficiência que, nessa edição, variou de 60 a 180. O nível 100 dessa escala foi tecnicamente sugerido às redes de ensino como ponto indicativo de que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.

As médias finais obtidas pelos participantes em cada uma das áreas avaliadas nos ensinos fundamental e médio serão divulgadas a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2009. Os resultados serão divulgados na página eletrônica do Inep, por meio de sistema de consulta. Para ter acesso às informações, o participante deve utilizar o número de inscrição. Além disso, quem prestou o exame receberá, pelos Correios, o boletim individual de desempenho no endereço indicado no ato de inscrição.

Na edição 2008, o Encceja teve aproximadamente 780 mil inscritos — 60% para o ensino médio e 40% para o fundamental. As provas foram aplicadas em 2,3 mil unidades educacionais de aproximadamente 800 municípios. As certificações serão feitas diretamente nas secretarias municipais e estaduais de educação que aderiram ao exame. Elas são responsáveis pela forma e pelos critérios de utilização das notas, com total autonomia para proceder às certificações.
Os gabaritos podem ser consultados na página eletrônica do Inep.

Mudança no Ensino Médio

Um ano depois de ter afirmado que o ensino médio vive uma "crise aguda" e que as políticas adotadas pelo governo não surtiram efeito o ministro da Educação voltou a tratar da questão.
Agora, ele está anunciando uma proposta de alteração do currículo desse ciclo de ensino, para torná-lo mais técnico e voltado à realidade do mercado de trabalho. Preparada por um grupo interministerial encarregado de formular projetos de qualificação de jovens, a proposta acaba de ser apresentada ao Conselho Nacional de Educação.

Destinado aos estudantes na faixa etária entre 15 e 17 anos e com um currículo reconhecidamente anacrônico, o ensino médio é considerado o principal gargalo do sistema educacional brasileiro. Os índices de aproveitamento dos estudantes, nos mecanismos de avaliação, têm sido assustadoramente baixos. A maioria dos alunos apresenta graves deficiências em matérias básicas, como português, matemática e ciências. Sem saber fazer operações geométricas e ler textos mais complexos, eles têm dificuldade para discutir questões abstratas.

Além disso, o ensino médio registra altas taxas de evasão. Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), há 2 milhões de jovens e adolescentes fora do ciclo escolar. Por causa do ensino ruim e de um currículo afastado da realidade social e econômica, eles abandonaram os estudos para procurar emprego. Mas, como têm formação deficiente, o máximo que conseguem é ingressar na economia informal.

Para tentar reduzir os índices de evasão e melhorar os índices de aproveitamento do ensino médio, o MEC quer que as escolas desse ciclo passem a adotar, a partir de 2009, um currículo semelhante aos dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), que oferecem educação formal e profissional de boa qualidade. "Queremos derrubar a fronteira entre o ensino geral, enciclopédico, e o ensino técnico", diz Haddad.

A implementação dessa proposta, contudo, esbarra em dois problemas. O primeiro é de caráter jurídico. Pela legislação em vigor, os Estados têm ampla autonomia para definir o currículo do ensino fundamental. Em outras palavras, a União não tem competência legal para impor mudanças curriculares no ensino médio. O segundo problema é financeiro. Consideradas instituições de excelência, os centros federais de educação tecnológica custam caro. Eles têm um gasto médio anual por aluno superior a R$ 2 mil. Esse valor é mais do que o dobro do que as unidades mais ricas da Federação gastam por aluno da rede pública de ensino médio. Como muitos Estados têm graves limitações orçamentárias, quem arcaria com a ampliação dos custos gerada pela proposta do MEC? "A reforma passa necessariamente por uma mudança na concepção do regime federativo", diz o secretário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, que vem colaborando com Haddad nesse projeto. Contudo, nenhum dos dois esclareceu se a União ajudará financeiramente os Estados que se dispuserem a mudar o currículo do ensino médio. "A idéia é substituir o regime de repartição de responsabilidades por um regime de cooperação entre entes federados. Vamos descobrir no caminho o que o governo poderá fazer nesse sentido", conclui Unger.

Como se vê, essa é mais uma polêmica iniciativa do governo federal, que, nos últimos tempos, vem se especializando em anunciar projetos "politicamente corretos" em matéria de educação, ficando com os dividendos eleitorais e deixando aos Estados a responsabilidade por sua implementação e pelos encargos financeiros.

O exemplo mais ilustrativo dessa estratégia é a lei que criou o piso salarial nacional do professorado e determinou que um terço da carga horária dos professores seja destinada a atividades extraclasse. Enquanto o presidente Lula "faturou" politicamente a iniciativa, os governadores, sem condições orçamentárias para aumentar os salários dos docentes e contratar mais professores, tiveram de argüir, no Supremo Tribunal Federal, a inconstitucionalidade do piso salarial - que foi mantido - e da jornada extraclasse - que foi extinta -, arcando com o desgaste político que esse tipo de medida acarreta.

PE: professores já podem solicitar computador... E nós, quando receberemos os nossos?

A partir desta segunda-feira, os 26 mil professores da rede estadual de Pernambuco começam a escolher seus notebooks.
Os computadores portáteis estão sendo disponibilizados pelo Programa Professor Conectado, que garantiu aos docentes bônus de R$ 2.300 no contracheque de dezembro. Mestres interessados em adquirir o equipamento devem acessar o endereço eletrônico www.portaldoservidor.pe.gov.br para selecionar uma máquina que atenda às suas necessidades.

A professora de matemática Lucélia Amorim, 27, servidora do Estado há três anos, não vê a hora de comprar o notebook. A aquisição de uma máquina portátil já estava em seus planos, mas o alto custo adiava a compra. “Eu já estava pensando em adquirir o equipamento, mas andava meio sufocada”, disse ela, que leciona na Escola Estadual Engenheiro Lauro Diniz, no Ipsep, Zona Sul do Recife.

Lucélia enumera os benefícios que o computador trará na sua atividade profissional. “Vai me servir para digitar provas, organizar fichas para os alunos e preparar apresentações em datashow. Além disso, poderei fazer planilhas com notas.Com o recurso do notebook, a gente abre caminho para se livrar das cadernetas, pois o computador armazena tudo.” Segundo ela, os docentes ganharão em praticidade. “Antes eu fazia isso tudo somente em casa. Agora, vou aproveitar melhor meu tempo livre. Será muito mais prático”, comemorou.

O presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Joaquim Costa, informou que o procedimento de inscrição para solicitação do computador é simples. Para se cadastrar, os professores precisam da senha do PE Consig – a mesma utilizada para fazer empréstimo consignado. “Basta entrar no Portal do Servidor, clicar no link do Programa Professor Conectado, escolher a solução preferida entre as disponíveis e colocar o endereço residencial.
Os professores receberão o notebook em casa. Eles fornecem o e-mail corporativo e recebem uma mensagem avisando a data de entrega”, explicou. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) montará pontos de apoio nas 17 Gerências Regionais, para que os docentes que ainda não têm senha possam fazer o cadastro. “É o maior projeto de inclusão digital do Brasil”, destacou.

Os fornecedores estão sendo cadastrados na ATI. De acordo com Joaquim Costa, mais de 15 empresas já demonstraram interesse em oferecer seus produtos. Para isso, é preciso assinar termo de adesão ao regulamento e anexar a documentação exigida. Cada empresa pode ofertar duas alternativas de computadores ao cliente. A portaria que regulamenta o credenciamento das empresas foi publicada no Diário Oficial do último dia 17.

Os computadores precisam ter no mínimo dois gigabyte de RAM, 80 de HD, teclado configurado no padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), placa de rede, leitor e gravador de DVD e índice de performance Sysmark Overall de 170, para garantir que os programas a serem instalados funcionem de maneira correta. Entre os softwares que devem ser instalados estão a licença do Educandus, a Enciclopédia Digital Multimídia UNO e o Dicionário Houaiss Eletrônico.
A grande pergunta para nós professores da rede pública do Estado do Ceará é:
QUANDO IREMOS RECEBER O NOSSO?

Entregas de Resultados Finais e Entrega de Boletins do Ensino Fundamental I

Esta acontecendo no dia de hoje a entrega dos resultados finais, a assinatura de boletins e a renovação de matricula para os alunos veteranos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. A matrícula dos alunos novatos para todas as séries do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), inclusive do 1º ano oriundos da E.M.E.I. Antônio Vieira, acontecerá a partir do dia 05 de janeiro de 2009.
Os alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental I e que irão se matricular no 6º ano do Ensino Fundamental II farão a matrícula no próximo mês de janeiro. A data ainda será confirmada pela secretária Regina Magda Sisnando de Oliveira.
A documentação necessária para os alunos novatos será:
  • 01 (uma) pasta escolar;
  • 02 (duas) fotos 3x4;
  • Certidão de nascimento da criança (xerox);
  • Cartão do posto de saúde do aluno (xerox);
  • Cédula de Identidade - RG, CPF e Bolsa Família (responsável);
  • Comprovante de endereço, ACOMPANHADO DE UM NÚMERO DE TELEFONE do aluno (xerox); e,
  • Histórico escolar ou Guia de Transferência (original) (para alunos NOVATOS).