segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Todo dia é dia da árvore

O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.

Fonte: http://www.jornalpontofinal.com.br/529/dia-21-de-setembro--dia-da-arvore (21.09.2008)

Nos EUA, é comemorado no dia 22 de setembro junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca/EUA, que incentivou o plantio de árvores naquele estado. No Brasil é comemorado no dia 21 de setembro, pois os índios brasileiros cultuavam as árvores no início da primavera, quando se preparava o solo para cultivo e na época de chuvas.A massa principal da vegetação terrestre é constituída por árvores, agrupadas em sua maioria em florestas. Toda e qualquer planta viva, lenhosa e ramificada que ultrapasse os sete metros de altura pode ser considerada uma árvore. Sendo menor é um arbusto ou, caso se ramifique desde a base, um subarbusto. As maiores árvores chegam a 165 metros de altura (eucaliptos da Austrália). Já o diâmetro da base do tronco mede até 13 metros entre as sequóias da Califórnia, cuja longevidade ultrapassa os 2.000 anos.

Importância e qualidade

Os benefícios que a árvore nos traz são inúmeros e variados. Sua importância é o de estar associada à vida, ao ar que respiramos. E daí a necessidade de mantermos o equilíbrio das florestas, preservando as matas nativas e mantendo protegidos os mananciais, onde fauna e flora encontram ambientes diferenciados. A qualidade da sua existência tem a ver com os materiais que nos fornecem, como a madeira para as construções e mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, além de óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores, entre outros.Sua contribuição para o planeta em geral não tem preço. Já que obtemos, através dela, a proteção dos solos, rios, nascentes, a preservação da vida silvestre e a manutenção de um bom nível de vida (ar, água) do ambiente em que vivemos.De qualquer forma, mais importante do que saber a importância de uma árvore é saber a importância de nos comprometermos, cada vez mais, com a manutenção de ao menos uma espécie, plantando e cuidando para que se desenvolva.Como salvar as florestas?Como a metade das árvores que são cortadas no planeta são destinadas à fabricação de papel, usar menos papel é uma ótima maneira de ajudar a salvar as florestas.

Adote estas ações:

  • Escreva nos dois lados de cada folha de papel e tente usar papel de rascunho ou metades de folha quando possível;
  • Recicle todo papel quando você terminar de usá-lo;
  • Coloque um guardanapo de tecido em sua mochila, bolsa ou lancheira e use-o ao invés de guardanapos de papel;
  • Em casa, use sempre guardanapos, lenços e panos de pratos de tecido ao invés de papel;
  • Quando comprar papel em uma loja, tente comprar papel reciclado com 100% pós-consumo, ou seja, depois dele ter sido usado por alguém. O que significa que ele foi feito com papel que já foi usado e colocado numa cesta de lixo para ser reciclado. Melhor ainda, compre 100% papel "tree-free" (isento de árvores). Isso significa que nenhuma árvore precisou ser derrubada para fazer esse papel;
  • Peça aos seus pais para não comprarem nenhuma madeira que venha de árvores em perigo de extinção;

Cada cidadão tem o dever de proteger o verde em seu bairro.

Por isso, fique de olho:

Nenhuma árvore, da área pública ou privada, pode ser abatida sem autorização da Prefeitura. Essa autorização só é concedida se a árvore estiver doente ou for um obstáculo à abertura de avenidas e ruas. Os moradores têm o direito de se oporem à derrubada desde que justifiquem os seus motivos; as árvores localizadas às margens de rios, córregos, nascentes, represas, topos de morros, montanhas, serras e áreas em declive são de preservação permanente.

Ajude a preservá-las! Você pode reivindicar mais áreas verdes no seu bairro. Esse é um direito seu; também é permitido plantar árvores defronte de sua casa e nos canteiros de avenidas e ruas; aumente seu conhecimento: fale com pessoas que entendam de jardinagem e saiba como cuidar das plantas; divulgue informações sobre preservação do verde no jornal da escola, no mural, em impressos e também no jornal do seu bairro.