quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Matérias Pedagógicas



I Congresso de Tecnologias na Educação - 27 a 31 de outubro de 2008

O 1ºCongresso de Tecnologias na Educação promovido pelo CTE/Comunicar será realizado totalmente on-line e de forma assíncrona como forma de divulgar os diferentes usos da tecnologia na escola.

Promovido pelo CTE/Comunicar, o objetivo do congresso é oferecer um espaço para que professores e pesquisadores de todos os níveis de ensino, usuários das tecnologias em sala de aula ou em pesquisas, possam apresentar seus trabalhos e trocar experiências, que se refletirão na prática pedagógica.

Os trabalhos aceitos para apresentação serão publicados nos Anais do Congresso, na Revista Tecnologias na Educação.

Comissão Científica e Comissão Organizadora

Comissão Científica

* Prof. Dr. Antônio Mendes Ribeiro - UFMG
* Profª. Drª Kátia Tavares - UFRJ
* Prof. Dr. Marco Antônio Rodrigues Vieira -UFV/UNIMONTES/FAPEMIG
* Prof. Dr. Marcos Emanuel Pereira - UFBA
* Prof. Dr. Simão Pedro Marinho – PUC-MG
* Profª. Drª Vera Menezes - UFMG
* Profª. Ms. Maria de Fátima Franco - Grupo Blogs Educativos/UFMG


Comissão Organizadora

* Profª. Ana Laura Gomes
* Profª. Denise Vilardo
* Profª. Fátima Franco
* Profª. Gládis Santos
* Profª. Jenny Horta
* Profª. Marli Fiorentino
* Profª. Miriam Salles
* Jornalista e Profª. Renata Aquino
* Profª. Síntian Schmidt


Fonte: http://cte.comunicar.pro.br/index.htm

Viúva de Paulo Freire escreve carta de repúdio à Revista Veja

Na edição de 20 de agosto a revista Veja publicou a reportagem O que estão ensinando a ele? De autoria de Monica Weinberg e Camila Pereira, ela foi baseada em pesquisa sobre qualidade do ensino no Brasil. Lá pelas tantas há o seguinte trecho:
"Muitos professores brasileiros se encantam com personagens que em classe mereceriam um tratamento mais crítico, como o guerrilheiro argentino Che Guevara, que na pesquisa aparece com 86% de citações positivas, 14% de neutras e zero, nenhum ponto negativo. Ou idolatram personagens arcanos sem contribuição efetiva à civilização ocidental, como o educador Paulo Freire, autor de um método de doutrinação esquerdista disfarçado de alfabetização. Entre os professores ouvidos na pesquisa, Freire goleia o físico teórico alemão Albert Einstein, talvez o maior gênio da história da humanidade. Paulo Freire 29 x 6 Einstein. Só isso já seria evidência suficiente de que se está diante de uma distorção gigantesca das prioridades educacionais dos senhores docentes, de uma deformação no espaço-tempo tão poderosa, que talvez ajude a explicar o fato de eles viverem no passado".
Curiosamente, entre os especialistas consultados está o filósofo Roberto Romano, professor da Unicamp. Ele é o autor de um artigo publicado na Folha, em 1990, cujo título é Ceausescu no Ibirapuera. Sem citar o Paulo Freire, ele fala do Paulo Freire. É uma tática de agredir sem assumir. Na época Paulo, era secretário de Educação da prefeita Luiza Erundina.
Diante disso a viúva de Paulo Freire, Nita, escreveu a seguinte carta de repúdio:
"Como educadora, historiadora, ex-professora da PUC e da Cátedra Paulo Freire e viúva do maior educador brasileiro PAULO FREIRE -- e um dos maiores de toda a história da humanidade --, quero registrar minha mais profunda indignação e repúdio ao tipo de jornalismo, que, a cada semana a revista VEJA oferece às pessoas ingênuas ou mal intencionadas de nosso país. Não a leio por princípio, mas ouço comentários sobre sua postura danosa através do jornalismo crítico. Não proclama sua opção em favor dos poderosos e endinheirados da direita, mas , camufladamente, age em nome do reacionarismo desta.
Esta vem sendo a constante desta revista desde longa data: enodoar pessoas as quais todos nós brasileiros deveríamos nos orgulhar. Paulo, que dedicou seus 75 anos de vida lutando por um Brasil melhor, mais bonito e mais justo, não é o único alvo deles. Nem esta é a primeira vez que o atacam. Quando da morte de meu marido, em 1997, o obituário da revista em questão não lamentou a sua morte, como fizeram todos os outros órgãos da imprensa escrita, falada e televisiva do mundo, apenas reproduziu parte de críticas anteriores a ele feitas.
A matéria publicada no n. 2074, de 20/08/08, conta, lamentavelmente com o apoio do filósofo Roberto Romano que escreve sobre ética, certamente em favor da ética do mercado, contra a ética da vida criada por Paulo. Esta não é, aliás, sua primeira investida sobre alguém que é conhecido no mundo por sua conduta ética verdadeiramente humanista.
Inadmissivelmente, a matéria é elaborada por duas mulheres, que, certamente para se sentirem e serem parceiras do "filósofo" e aceitas pelos neoliberais desvirtuam o papel do feminino na sociedade brasileira atual. Com linguagem grosseira, rasteira e irresponsável, elas se filiam à mesma linha de opção política do primeiro, falam em favor da ética do mercado, que tem como premissa miserabilizar os mais pobres e os mais fracos do mundo, embora para desgosto deles, estamos conseguindo, no Brasil, superar esse sonho macabro reacionário.
Superação realizada não só pela política federal de extinção da pobreza, mas , sobretudo pelo trabalho de meu marido – na qual esta política de distribuição da renda se baseou - que demonstrou ao mundo que todos e todas somos sujeitos da história e não apenas objeto dela. Nas 12 páginas, nas quais proliferam um civismo às avessas e a má apreensão da realidade, os participantes e as autoras da matéria dão continuidade às práticas autoritárias, fascistas, retrógradas da cata às bruxas dos anos 50 e da ótica de subversão encontrada em todo ato humanista no nefasto período da Ditadura Militar.
Para satisfazer parte da elite inescrupulosa e de uma classe média brasileira medíocre que tem a Veja como seu "Norte" e "Bíblia", esta matéria revela quase tão somente temerem as idéias de um homem humilde, que conheceu a fome dos nordestinos, e que na sua altivez e dignidade restaurou a esperança no Brasil. Apavorada com o que Paulo plantou, com sacrifício e inteligência, a Veja quer torná-lo insignificante e os e as que a fazem vendendo a sua força de trabalho, pensam que podem a qualquer custo, eliminar do espaço escolar o que há de mais importante na educação das crianças, jovens e adultos: o pensar e a formação da cidadania de todas as pessoas de nosso país, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, idade ou religião.
Querendo diminuí-lo e ofendê-lo, contraditoriamente a revista Veja nos dá o direito de concluir que os pais, alunos e educadores escutaram a voz de Paulo, a validando e praticando. Portanto, a sociedade brasileira está no caminho certo para a construção da autêntica democracia. Querendo diminuí-lo e ofendê-lo, contraditoriamente a revista Veja nos dá o direito de proclamar que Paulo Freire Vive!
São Paulo, 11 de setembro de 2008
Ana Maria Araújo Freire

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Todo dia com a Química


Site mostra o quanto a Química é importante em nossas vidas e como convivemos com ela no dia-a-dia.


A campanha mostra o quanto a Química é importante em nossas vidas e como convivemos com ela no dia-a-dia. Com a ajuda do personagem Quim, a Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) leva educação, conhecimento e diversão para você e sua família.


Quim é um garoto muito esperto e brincalhão. Junto com a sua turma, ele mostra como tem química em tudo, de uma maneira bem animada e descontraída.


"Todo dia com a Química" tem programas animados, filmes e o site, para que você se aproxime ainda mais da Química.


Conheça o site para saber mais sobre a Química e como ela contribui para um mundo melhor!Sobre a ABIQUIMA Abiquim representa indústrias químicas de diversos tamanhos e também outras empresas que trabalham de alguma maneira com Química.


A Abiquim acompanha de pertinho o setor químico, promovendo estudos sobre atividades e produtos. Ela ajuda as empresas associadas a continuar trabalhando da melhor forma para proporcionar qualidade de vida a sociedade, com respeito ao meio ambiente.


Com a ajuda do personagem Quim, a Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) leva educação, conhecimento e diversão para você e sua família.


Acesse os sites:




Fonte: www.tododiacomquimica.com e www.rafaelnink.com.br (21.09.2008)

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Sudoku na aulas de informática? Porque não?


Sudoku, é um quebra-cabeça de origem japonesa, baseado na colocação lógica de números, independente de ordem numérica crescente ou decrescente, desde que seja completado cada quadrante com os números de 1 a 9 sem que os mesmos se repitam nas linhas horizontais ou verticais.


O objetivo do exercício contínuo do Sudoku leva o aluno a buscar desafios cada vez mais complexos. Trabalha o desenvolvimento do raciocínio lógico, a concentração e a memória.


A organização mental também é outra habilidade desenvolvida a partir do quebra-cabeça numérico.


O Sudoku é encontrado em banca de revistas, podemos também jogar on-line.
Para jogar on-line, acesse:
(em "Selecione um Jogo" você escolhe o Nível de dificuldade e um número qualquer de 1 a 110, entre os puzzles disponíveis) ou então baixar o jogo no seu pc, ao entrar no link indicado basta clicar em "Faça o Download", roda em Windows 98, NT, 2000, Millenium, XP, 2003 e Vista. Se você for usuário do Linux está disponível também para outros sistemas operacionais.

Dicas de Ciência: Digestâo



Imagine que você e seus colegas têm um armário bem grande. Que não passa pela porta da sua sala de aula, nem pelas janelas e vocês têm que colocá-lo para dentro. O que você faria ?

Acertou se você pensou que poderia desmontar o armário, reunir as peças dentro da sala e montá-lo novamente. É mais ou menos isso que o nosso corpo faz na digestão, ele “desmonta” o alimento em substâncias menores e coloca dentro da células. E as células irão fazer outras substâncias com aquelas moléculas simples.
A digestão é a quebra de moléculas grandes do alimento em moléculas menores.


A digestão começa na boca :

Quando comemos um sanduíche, a quebra das moléculas do pão se inicia na boca. Na boca o alimento é triturado ( mastigação) e umidecido com a saliva. Na saliva existe uma enzima chamada de amilase, que quebra o amido ( um tipo de açúcar ) em maltose.
Depois o alimento passa pela faringe, que é um tubo que serve tanto para o aparelho digestório e respiratório. E segue para o esófago. O alimento é empurrado por esse tubo por um movimento chamado de peristálticos.


No final do esôfago, o alimento encontra o estômago. Neste órgão, o bolo alimentar continua a sua digestão. Agora, as protéinas são digeridas. No estômago , o alimento é misturado ao suco gástrico que é muito ácido por causa do ácido clorídrico. Duas enzimas, pepsina e renina agem. A pesina decompõe a proteína e a renina age nos bebês digerindo a protéina do leite. Após, os dois anos , mais ou menos, a criança pára de produzir essa enzima.


Depois, o alimento segue até o intestino delgado, onde o suco pâncreático ( produzido pelo Pâncreas ) age. No suco pâncreático encontramos as enzimas que acabam de digerir os carboidratos e as proteínas. Também ocorre a digestão dos lipídios ( gorduras).

A bile ( produzida pelo fígado) age diminuíndo as gorduras em pequenas gotinhas. E isso ajuda a digerir os lipídios. Por fim, o alimento vai para o intestino grosso onde os nutrientes são absorvidos para o sangue, junto com a água e os resíduos acabam virando as fezes.

Os nutrientes absorvidos para o sangue seguem e irão para cada célula do nosso corpo.

English Experts: aprenda inglês pela Internet

English Experts – o blogue que tem como objetivo ajudar estudantes que queiram usar a internet para aprender Inglês trazendo dicas diárias. English made by learners for learners! Podendo ser utilizado por professores como complemento às aulas de Inglês
Um delicioso blogue produzido pelo Alessandro Brandão. Está cheio de dicas e curiosidades que ajudam bastante os interessados em aprender a língua inglesa e também é um ótimo recurso para professores.
Leiam a proposta do blogue:
"Muitos leitores do blog me perguntam há quanto tempo eu estudo esse idioma, essa é uma pergunta muito difícil, depende do ponto de vista. Eu poderia responder que eu nunca estudei inglês, pelo menos da maneira formal (em escola de idiomas). Por outro lado a resposta poderia ser: desde criança eu estudo Inglês. Na verdade eu estudei 1 mês em uma escola de idiomas, mas acabei desistindo por não ter me adaptado à metodologia. Adianto que não sou professor de Inglês, minha área é Informática e Administração. Sou apenas um estudante! Esse blog surgiu em outubro de 2006. No início a minha intenção era manter um repositório on-line com os links dos sites interessantes sobre Inglês, cursos gratuitos na Internet e escrever alguma coisa para treinar um pouco o Inglês escrito (written English). Porém o número de visitantes aumentou rapidamente e eu me dei conta de que eu não poderia mais escrever qualquer coisa. Como disse a minha amiga Nilza (hoje colaboradora do blog): “O que era hobby acabou ficando sério”.
E foi assim que tudo começou! O resto está no blog, é só navegar pelos textos.
Sugestões e críticas são muito bem vindas! Estou disponivel para ajudar no que for possível. O meu contato é:

Eu espero que você se divirta e aprenda muito neste blog. Ao ler um post deixe nos comentários as suas impressões e observações para os próximos leitores. Dessa forma você também estará colaborando com o aprendizado de outras pessoas."
Outros recursos didáticos para aulas de Inglês:
O Pod aprender inglês é um espaço criado para o aprendizado da língua inglesa.
Sumário do podaprenderingles:
Aprenda inglês se divertindo com as nossas brincadeiras. Ria muito mas, sobretudo, aprenda o maldito do inglês…
Acessem:
http://podaprenderingles.podomatic.com

Ensino de física online

O portal E-Física é produzido pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada da USP. Trata-se de um portal voltada totalmente para o ensino de física.

Nele você vai encontrar diversos recursos: avaliação online, material de apoio, material didático e notícias científicas

Os conteúdos estão organizados em 6 níveis de complexidade diferente podendo ser utilizado tanto do ensino funtamental como no ensino superior.

Estrutura do site traz: Comunidades de Aprendizagem, Vídeo Conferência, Material Didático, Notícias Científicas, Avaliação On-Line, Material de Apoio, Material de Divulgação, etc.
Tópicos Aboraddos: Mecânica, Ótica, Eletricidade e Magnetismo, Oscilações e Ondas, Mecânica Quântica, Física Moderna.


Acessem: http://efisica.if.usp.br/