A reflexão sobre o próprio desempenho é um meio eficiente para o aluno aprender a identificar e corrigir seus erros. Nesse caminho, o papel do professor é essencial
Ao término de cada bimestre, você reserva alguns minutos de aula para que cada aluno reflita sobre o que estudou e como fez isso. Numa ficha com uma série de itens, é preciso responder a perguntas sobre comportamento, procedimentos de estudo e conteúdos. No fim, cada um atribui uma nota a si próprio, que você vai considerar na média da disciplina. "Até que a turma reconhece as próprias falhas!", você se surpreende. Mas, nos meses seguintes, a garotada não corrige os deslizes que apontou na autoavaliação. Por que isso ocorre?
A intenção foi a melhor possível: a abertura para o diálogo na avaliação é uma medida interessante tanto para o estudante tomar consciência de seu percurso de aprendizagem e se responsabilizar pelo empenho em avançar - é a chamada autorregulação - como para ajudar o docente a planejar intervenções em sala. Mas a forma como a autoavaliação foi aplicada não é a mais recomendável. É provável que a atividade tenha sido encarada como uma mera formalidade. Nesses casos, a tal "postura crítica" da turma é pouco mais que um apanhado de coisas que o professor espera ouvir: "Preciso bagunçar menos", "Tenho de respeitar os colegas", "Faltou estudar antes para a prova". Já aconteceu com você?
Da lista de equívocos que se pode apontar no exemplo do parágrafo inicial (leia o quadro abaixo), o mais grave é a falta de acompanhamento e intervenção do professor. "Após o aluno refletir sobre o que e como aprendeu, o professor deve realizar um conjunto de ações para modificar o que está inadequado", afirma Leonor Santos, docente da Universidade de Lisboa, em Portugal, e especialista no assunto. "O objetivo é levar o estudante a confrontar seu desempenho com o que se esperava e agir para reduzir ou eliminar essa diferença."
FONTE: revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao
Arquivo do blog
-
▼
2010
(31)
- ► 10/10 - 10/17 (1)
- ► 09/26 - 10/03 (1)
- ► 07/04 - 07/11 (1)
- ▼ 03/28 - 04/04 (3)
- ► 03/21 - 03/28 (4)
- ► 02/07 - 02/14 (3)
- ► 01/31 - 02/07 (9)
- ► 01/24 - 01/31 (9)
-
►
2009
(25)
- ► 12/06 - 12/13 (4)
- ► 11/29 - 12/06 (8)
- ► 11/22 - 11/29 (1)
- ► 11/08 - 11/15 (1)
- ► 08/16 - 08/23 (1)
- ► 06/28 - 07/05 (1)
- ► 06/14 - 06/21 (1)
- ► 04/26 - 05/03 (1)
- ► 03/15 - 03/22 (3)
- ► 03/01 - 03/08 (2)
- ► 02/22 - 03/01 (2)
-
►
2008
(87)
- ► 12/28 - 01/04 (1)
- ► 12/21 - 12/28 (5)
- ► 12/14 - 12/21 (7)
- ► 12/07 - 12/14 (2)
- ► 11/23 - 11/30 (5)
- ► 11/16 - 11/23 (4)
- ► 11/09 - 11/16 (3)
- ► 10/12 - 10/19 (5)
- ► 09/28 - 10/05 (13)
- ► 09/21 - 09/28 (14)
- ► 09/14 - 09/21 (21)
- ► 09/07 - 09/14 (7)