São recursos digitais que possam ser reutilizados para dar suporte ao aprendizado, auxiliando tanto a modalidade à distância como a presencial.
A professora Lynn Alves é professora do Departamento de Educação e Comunicação da UNE, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais ( CNPq ) e Coordenadora dos Núcleos de Educacao e Tecnologia e Educação a Distância das Faculdades Jorge Amado
Conexão Professor (CP) – Como você definiria o termo objetos de aprendizagem?Lynn Alves – Eu penso que os objetos de aprendizagem (OA) se constituem em mídias em diferentes formatos e linguagens (impressa, sonora, imagética, digital e telemática) que podem mediar os distintos processos de aprendizagem.
CP – Como os objetos de aprendizagem ajudam no trabalho do professor em sala de aula? Quais as vantagens para o aluno?Lynn Alves – Na verdade, alguns objetos criam ambientes de aprendizagem onde os usuários (alunos e professores) podem simular situações que envolvem conceitos físicos, químicos, biológicos e sociais, manipulando, tornando concreto, próximo do real, conceitos que apresentam um maior grau de complexidade.
CP - O uso de objetos de aprendizagem em escolas públicas seria determinante para melhorar a qualidade no ensino?Lynn Alves – Não. Pensar assim é acreditar que os OA seriam panacéias. A melhoria da qualidade do ensino no Brasil passa por outras questões estruturais que não são resolvidas com a mediação das tecnologias. Os objetos de aprendizagem, e aí entram também os jogos, já que também são OA, podem atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos promovendo a construção de significados para os distintos conceitos que precisamos construir na nossa vida escolar.
CP – Como vê a qualidade dos objetos de aprendizagem disponibilizados hoje?Lynn Alves – Bem, nós temos portais que apresentam uma diversidade de objetos, contudo, nem todos oferecem um grau de interatividade, interface e qualidade nos conteúdos e situações problemas de forma significativa que possam realmente contribuir para a aprendizagem dos sujeitos do processo de ensinar e aprender. Assim, é importante que os professores interajam com esses objetos, selecionando aqueles que efetivamente podem agregar valor ao processo ensino-aprendizagem.
CP – Esses objetos de alguma forma substituem o trabalho dos professores?Lynn Alves – Nunca. A mediação do professor é fundamental nos processos de ensino-aprendizagem. Temos que pensar esses elementos tecnológicos como parceiros que podem contribuir para a aprendizagem dos nossos alunos.
CP – Os objetos de aprendizagem podem ser usados em qualquer disciplina? Existe alguma em que eles sejam especialmente recomendados? Lynn Alves – Penso que podem ser utilizados em quaisquer disciplinas, mas as experiências com os conceitos físicos, químicos e biológicos, que muitas vezes ficam comprometidas por conta da inexistência de laboratórios nas escolas, podem ser superadas com a mediação dos objetos de aprendizagem digitais, que muitas vezes simulam o espaço dos laboratórios.
CP – O uso de objetos de aprendizagem é indicado para qualquer idade?Lynn Alves – Sim. Aprendemos a vida toda. Então, a interação com os OA faz parte do nosso processo de aprendizagem. Por exemplo, vem sendo desenvolvida na Universidade de Aveiro, em Portugal, uma pesquisa com idosos e a interação com os jogos digitais.
CP – Existe alguma restrição para o uso pedagógico dos objetos de aprendizagem?Lynn Alves – Penso que cabe ao professor avaliar os objetos de aprendizagem que pretende utilizar, identificando suas efetivas contribuições para seus objetivos. Imagino que aqueles que não se adequem a estes objetivos podem ser momentaneamente excluídos do processo. Mas no geral eu desconheço qualquer tipo de restrição.
Conexão Professor (CP) – Como você definiria o termo objetos de aprendizagem?Lynn Alves – Eu penso que os objetos de aprendizagem (OA) se constituem em mídias em diferentes formatos e linguagens (impressa, sonora, imagética, digital e telemática) que podem mediar os distintos processos de aprendizagem.
CP – Como os objetos de aprendizagem ajudam no trabalho do professor em sala de aula? Quais as vantagens para o aluno?Lynn Alves – Na verdade, alguns objetos criam ambientes de aprendizagem onde os usuários (alunos e professores) podem simular situações que envolvem conceitos físicos, químicos, biológicos e sociais, manipulando, tornando concreto, próximo do real, conceitos que apresentam um maior grau de complexidade.
CP - O uso de objetos de aprendizagem em escolas públicas seria determinante para melhorar a qualidade no ensino?Lynn Alves – Não. Pensar assim é acreditar que os OA seriam panacéias. A melhoria da qualidade do ensino no Brasil passa por outras questões estruturais que não são resolvidas com a mediação das tecnologias. Os objetos de aprendizagem, e aí entram também os jogos, já que também são OA, podem atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos promovendo a construção de significados para os distintos conceitos que precisamos construir na nossa vida escolar.
CP – Como vê a qualidade dos objetos de aprendizagem disponibilizados hoje?Lynn Alves – Bem, nós temos portais que apresentam uma diversidade de objetos, contudo, nem todos oferecem um grau de interatividade, interface e qualidade nos conteúdos e situações problemas de forma significativa que possam realmente contribuir para a aprendizagem dos sujeitos do processo de ensinar e aprender. Assim, é importante que os professores interajam com esses objetos, selecionando aqueles que efetivamente podem agregar valor ao processo ensino-aprendizagem.
CP – Esses objetos de alguma forma substituem o trabalho dos professores?Lynn Alves – Nunca. A mediação do professor é fundamental nos processos de ensino-aprendizagem. Temos que pensar esses elementos tecnológicos como parceiros que podem contribuir para a aprendizagem dos nossos alunos.
CP – Os objetos de aprendizagem podem ser usados em qualquer disciplina? Existe alguma em que eles sejam especialmente recomendados? Lynn Alves – Penso que podem ser utilizados em quaisquer disciplinas, mas as experiências com os conceitos físicos, químicos e biológicos, que muitas vezes ficam comprometidas por conta da inexistência de laboratórios nas escolas, podem ser superadas com a mediação dos objetos de aprendizagem digitais, que muitas vezes simulam o espaço dos laboratórios.
CP – O uso de objetos de aprendizagem é indicado para qualquer idade?Lynn Alves – Sim. Aprendemos a vida toda. Então, a interação com os OA faz parte do nosso processo de aprendizagem. Por exemplo, vem sendo desenvolvida na Universidade de Aveiro, em Portugal, uma pesquisa com idosos e a interação com os jogos digitais.
CP – Existe alguma restrição para o uso pedagógico dos objetos de aprendizagem?Lynn Alves – Penso que cabe ao professor avaliar os objetos de aprendizagem que pretende utilizar, identificando suas efetivas contribuições para seus objetivos. Imagino que aqueles que não se adequem a estes objetivos podem ser momentaneamente excluídos do processo. Mas no geral eu desconheço qualquer tipo de restrição.
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