Qual a escola que desejamos? O que estamos fazendo para construir o que queremos? Leia, pense, discuta. Será que estamos preparados para viver a escola inteligente? Somos todos responsáveis! Conheça as diferenças entre a escola tradicional e a escola inteligente. Ajude-nos a construir a escola que desejamos.
A escola tradicional
O professor - Passa a maior parte do tempo explanando sobre a disciplina, falando e fazendo anotações no quadro-negro
O aluno - Fica em silêncio, ouvindo as explanações do professor e fazendo anotações em seus cadernos
A disposição da sala - O professor permanece em pé, diante dos alunos, junto ao quadro. Os alunos ficam sentados em carteiras individuais, separados em fila
As atividades - Além de ouvir a lição do professor, o aluno responde a perguntas ou faz exercícios em livros e cadernos. As atividades práticas ficam condicionadas a horários e locais predeterminados
Recursos pedagógicos - Na mesma sala, há computadores, material de laboratórios de ciências e recursos da sala de artes. O professor pode estimular os alunos a encontrar um tipo de relevo num programa de mapas na Internet e sugerir que eles reproduzam aquele tipo de terreno utilizando material como papel, massa e tinta
O tempo - O ensino é restrito ao horário escolar, isto é, à duração das aulas. Quando deixa a escola, o aluno estuda por conta própria ou completa uma tarefa elaborada previamente pelo professor
O aluno - Fica em silêncio, ouvindo as explanações do professor e fazendo anotações em seus cadernos
A disposição da sala - O professor permanece em pé, diante dos alunos, junto ao quadro. Os alunos ficam sentados em carteiras individuais, separados em fila
As atividades - Além de ouvir a lição do professor, o aluno responde a perguntas ou faz exercícios em livros e cadernos. As atividades práticas ficam condicionadas a horários e locais predeterminados
Recursos pedagógicos - Na mesma sala, há computadores, material de laboratórios de ciências e recursos da sala de artes. O professor pode estimular os alunos a encontrar um tipo de relevo num programa de mapas na Internet e sugerir que eles reproduzam aquele tipo de terreno utilizando material como papel, massa e tinta
O tempo - O ensino é restrito ao horário escolar, isto é, à duração das aulas. Quando deixa a escola, o aluno estuda por conta própria ou completa uma tarefa elaborada previamente pelo professor
A escola inteligente
O professor - Na maior parte do tempo, propõe problemas para os alunos, coordena debates e orienta as pesquisas dos estudantes. Resume a aula expositiva ao mínimo necessário.
O aluno - É desafiado constantemente a solucionar problemas, pesquisar, criticar e debater temas ligados à disciplina. A conversa entre os colegas não só é permitida como estimulada.
A disposição da sala - O professor fica circulando entre os alunos, verificando o andamento dos debates ou da pesquisa, tirando dúvidas e dando orientações. Os alunos sentam-se em mesas de três lugares para estimular atividades em grupo
As atividades - Os estudantes assumem o papel de pesquisadores, em vez de ouvintes. Passam a maior parte do tempo buscando respostas, debatendo e avaliando o trabalho de outros colegas
Recursos pedagógicos - Na mesma sala, há computadores, material de laboratórios de ciências e recursos da sala de artes. O professor pode estimular os alunos a encontrar um tipo de relevo num programa de mapas na Internet e sugerir que eles reproduzam aquele tipo de terreno utilizando material como papel, massa e tinta
O tempo - A aprendizagem não se limita à escola. Pela Internet qualquer horário, o estudante pode participar de chates, foruns com os colegas, acessar materiais elaborados pelo professor e publicar o resultado de seus próprios estudos.
As atividades - Os estudantes assumem o papel de pesquisadores, em vez de ouvintes. Passam a maior parte do tempo buscando respostas, debatendo e avaliando o trabalho de outros colegas
Recursos pedagógicos - Na mesma sala, há computadores, material de laboratórios de ciências e recursos da sala de artes. O professor pode estimular os alunos a encontrar um tipo de relevo num programa de mapas na Internet e sugerir que eles reproduzam aquele tipo de terreno utilizando material como papel, massa e tinta
O tempo - A aprendizagem não se limita à escola. Pela Internet qualquer horário, o estudante pode participar de chates, foruns com os colegas, acessar materiais elaborados pelo professor e publicar o resultado de seus próprios estudos.